chamada

RESISTIR – Contra a expulsão dos bairros e o aumento exorbitante dos aluguéis!

Em Berlin, as pessoas são forçadas a mudar de casa por causa dos aluguéis absurdos. Os apartamentos destinados a aluguel são convertidos em apartamentos para venda. Os bairros são destruídos paulatinamente. A infraestrutura social e o comercio local não encontram espaços acessíveis. A segregação é uma realidade. A falta de apartamentos é crescente assim como o número de sem-tetos. O racismo e a discriminação social tornam mais difícil encontrar um apartamento. Mesmo nos bairros mais distantes não se consegue condições acessíveis.
74% vêem o alto custo da habitação como um risco de empobrecer e perder o apartamento.* Quase metade dos inquilínos de Berlim temem não poder pagar o apartamento nos próximos dois anos.**

Esse drama é fruto de um sistema!

Nesta sociedade, se faz dinheiro com apartamentos e espaços públicos. Os apartamentos são negociados como commodities projetados para aumentar o lucro. O custo dos alugueis absorvem uma parte cada vez maior da renda das pessoas. Os inquilinos competem entre si para a garantir habitação barata ou habitação social, ambas agora praticamente indisponíveis. Mas o direito à habitação, a viver em condições de dignidade são necessidades básicas e um dos direitos humanos fundamentais.
Para que esses direitos sejam uma realidade, o princípio de que „o lucro vem antes das pessoas“ deve ser abolido.

Por uma sociedade solidária!

  • Que não seja um modelo de negócios, mas um espaço de vida disponível para todos, independentemente da origem, idioma, idade, deficiência, possibilidades econômicas ou outros fatores;
  • Onde casas são construídas para viver e não para fins lucrativos;
  • No qual ninguém é forçado a viver em centros de acolhimento ou abrigos de emergência;
  • Onde a moradia seja um bem comum.

Exigimos uma mudança radical de direção na política de habitação e aluguel!

Vamos resistir!

Lutaremos juntos por esta cidade! Lado a lado, juntos e solidários: Cada vez mais as pessoas se organizam em suas comunidades, bairros, em iniciativas, nos tribunais ou através de manifestações, essas ações são muitas vezes bem-sucedidas: a resistência vale a pena!

Venham para a manifestação dia 14 de abril as 14h na Postdamer Platz..
Junte-se e organize-se no seu bairro para os DIAS DE AÇÃO de 4 a 14 de abril de 2018.

* Fonte: *Caritas study, January 2018
**Forsa-Umfrage März 2017